Star Wars é recheado por personagens interessantes, e os Jedi são, sem sombra de dúvidas, os favoritos dos fãs. Luke, Anakin, Obi-Wan e Rey cativaram a platéia por anos a fio, enquanto trabalhavam para salvar a galáxia das garras do Império Galático. Dentre todos os Jedi do Universo criado por George Lucas, Yoda é provavelmente o mais notório da franquia. Desde sua primeira aparição em O Império Contra-Ataca, a sua figura verde e diminuta e seu peculiar jeito de falar o tornaram um ícone no mundo da Ficção Científica.
A cena mais memorável é uma de suas primeiras. Quando Luke Skywalker falhou em tirar o seu X-Wing dos pântanos de Dagobah, Yoda conseguiu com muita facilidade, dando aos fãs uma pequena amostra do verdadeiro poder da Força. Anos depois, as prequelas mostravam Yoda como Grão-mestre da Ordem Jedi — um sábio, mentor e amigo fiel. Infelizmente, sua hipocrisia contribuiu para a queda dos Jedi, então ele passou muitos anos exilado. Quando Luke apareceu a sua procura, Yoda o treinou como um cavaleiro Jedi, mas em O Retorno de Jedi, nós tivemos aquela cena icônica de sua morte. No entanto, o motivo por trás daquilo ainda permanece um mistério até hoje.
Quai foi a razão pela morte de Yoda?
A franquia em si ainda não divulgou, de maneira oficial, uma causa para a morte de Yoda. Mas a mais razoável e aceita pelos fãs são complicações devido a sua idade avançada. Em O Império Contra-Ataca, Luke deixa Dagobah sem completar o seu treinamento e, em O Retorno de Jedi, ele voltou ao planeta pantanoso, conforme prometido ao nosso amigo verde. Contudo, Luke testemunhou um evento inimaginável. Yoda estava literalmente em seu leito de morte. O estranho é que, no filme anterior, ele parecia estar saudável — Ele levantou um pesado X-Wing e treinou Luke sem problema nenhum. Com isso, a morte de Yoda foi um tanto inesperada para Luke e os fãs da saga.
Mesmo sendo tão repentina, muitos dos fãs não se incomodaram. Afinal, ele tinha novecentos anos, e sobreviveu diversas guerras, sem ter uma chance para descansar. Fazia bastante sentido assumir que Yoda morreu de causas naturais. Mas isso não impediu alguns fãs de elaborarem algumas teorias.
As teorias…
Enquanto Yoda morrer de velhice faz bastante sentido, Star Wars é famosa por atiçar a curiosidade dos fãs e fazê-los imaginar algo além do que é considerado canônico. O adoecimento repentino entre os episódios V e VI da franquia fez com que os fãs pensassem que o antigo Grão-mestre da Ordem Jedi escolheu morrer. Uma teoria sobre isso era que Yoda tinha que morrer para dar a Luke a motivação para enfrentar Darth Vader por conta própria. Uma outra era que Yoda usava a força para se manter vivo, e, depois de vários anos fazendo isso, seu corpo físico havia chegado ao seu limite.
Mas existe uma teroria bem mais sombria a respeito da morte do mais famoso alienígena do cinema. Segundo ela, Yoda já tinha perdido a razão de existir. Ele viveu atormentado pelo sentimento de culpa por vários anos, e com o treinamento de Luke completo (oferecendo à galáxia “uma nova esperança”), Yoda estava pronto para descansar em paz. Em outras palavras, as falhas e erros de Yoda tinham se tornado um fardo impossível de se superar, e ele estava pronto para se tornar um só com a Força. Existe uma HQ que dá certa veracidade a essa teroria. O primeiro volume de Star Wars: Age of Rebellion Special foi parte das premissas para Os últimos Jedi, e mostrava o quão depressivo Yoda estava durante os seus anos de exílio em Dagobah.
Yoda voltou como um fantasma em Os Últimos Jedi
Se Yoda sofria de depressão em O Retorno de Jedi, tudo foi deixado para trás em Os Últimos Jedi. Naquele filme, vimos Luke se transformar em um homem velho rabugento disposto a acabar com a ordem dos Jedi. Apesar de Rey implorar diversas vezes por sua ajuda para enfrentar a Primeira Ordem, Luke não mudou de ideia, e até planejou destruir os antigos manuscritos da Ordem. Contudo, Yoda aparece como um fantasma da Força para colocar Luke no caminho certo.
Yoda retornou, e aprendeu a sua lição. Ele falhou com a Ordem Jedi durante os Episódios I a III, mas aprendeu o valor do erro. Não foi uma razão para desistir; foi uma ferramenta de aprendizado que todos os Jedi deveriam conhecer. Ele ensinou a Luke que a falha com o treinamento de Ben Solo não foi o motivo para acabar com os Jedi, mas sim de dar uma chance a Rey. Com isso, Yoda incorporou as lições que aprendeu durante sua vida. Talvez ele estava pronto para partir em O Retorno de Jedi, mas como parte da Força, ele conseguiu refletir sobre seus erros sob um novo ponto de vista e se perdoou. Ele só não queria que Luke cometesse os mesmos erros.
Referências: