A Editora JBC lança o quadrinho nacional Contos Indígenas: Irupé e Guaraná, do autor Vinicius Galhardo, em uma edição de volume único incluindo histórias de duas lendas indígenas que desvendam as origens da vitória-régia e do guaraná. A edição também conta com posfácio do Aruaçú Ratxia Koiupanká, jovem do povo indígena Koiupanká, presente no bioma da Caatinga.
As histórias são releituras contadas a partir da linguagem das histórias em quadrinhos com traços fortes que valorizam cada elemento da natureza e diferentes características dos povos representados nas páginas da HQ.
Envolvido com questões indígenas, o autor realizou projetos junto aos povos Suruí-Paiter, Pataxó, Koiupanká, Guarani, Huni-Kuin e Kaimbé, e busca colaborar para amplificar essas vozes.
Neste lançamento, a Editora JBC promove a proposta do selo Start! de desenvolver e dar espaço a obras autorais e resgata dois quadrinhos já lançados de forma independente pelo autor. Desta vez, reunidos em um único volume, a HQ terá 112 páginas, incluindo entrevista com o autor, artes extras, capa com orelhas e verniz localizado e impressão em larga escala pela Editora JBC.
O quadrinho Contos Indígenas: Irupé e Guaraná, de Vinicius Galhardo, pode ser encontrado em livrarias e comic shops de todo o Brasil, e também, em versão digital, nas principais plataformas de e-books (Kindle, Kobo, Google Livros e iBooks).
Contos Indígenas: Irupé e Guaraná
A história:
A lenda da vitória-régia, Irupé em tupi-guarani, apresenta a lua Jaci, que encanta as mais belas moças das aldeias e as transforma em estrelas para ficarem ao seu lado iluminando o céu. A jovem Naiá quer tanto encontrar a lua que se distrai pela noite de tão encantada com a beleza de Jaci. É nessa história que conhecemos a poética origem da vitória-régia.
Já na lenda do fruto guaraná, originária do povo Sateré- Mawé, a história gira em torno de um casal que desejava muito ter um filho e pedem a ajuda de Tupã. Porém, o malvado Jurupari fica transtornado com a chegada do menino e toma uma atitude drástica. Esse é apenas o início da história que conta a origem do fruto guaraná.
Autoria:
Vinicius Galhardo mora em São Paulo. Ilustrador, designer gráfico e quadrinista, já trabalhou por cinco anos no mercado editorial de mangás e foi um dos selecionados no Brazil Manga Awards 2018, ficando em segundo lugar com a história Sociedade Barata. Também é autor da obra Caboclo Tupinambá e a Serpente. Estudou ilustração infantil, roteiro, composição, história em quadrinhos, nanquim, character design e editoração de livro infantil. Atua como quadrinista independente e ilustrador freelancer desde 2013.
Sobre a Editora JBC
A Editora JBC é uma das principais referências no mercado de mangás no Brasil, desde 2001. Fundada em 1992, a JBC dedica-se à difusão da cultura japonesa através de seus produtos, entre livros e quadrinhos. Os produtos são distribuídos nas principais livrarias e lojas especializadas do Brasil. Desde 2022, a JBC passou a fazer parte do Grupo Companhia das Letras.
Autoria: Vinicius Galhardo Gênero: ação, aventura Formato: 15,0 × 21,0 cm Páginas: 112 Capa com orelhas e verniz localizado Preço: R$54,90 ISBN: 978-65-5594-382-5 Recomendação etária: 10 anos Volume único Editora JBC Pré-venda na Amazon (20% OFF): https://2palit.us/contosindigenas_amz Digital (e-book) Formatos: .epub/ .mobi Preço de capa: R$ 37,90 (digital) Links: Contos Indígenas: Irupé e Guaraná – Start – Editora JBC (Kindle, Google Play Livros, iBooks, Kobo) |
via Editora JBC