via Team VGCOM-SP
Na próxima quarta-feira (16 de agosto – 19h30) acontece mais um evento da agenda comemorativa dos 8 anos da Unibes Cultural: “Beatmakers, os hits das ruas. De acordo com a Associação Brasileira da Música Independente (ABMI), a partir de dados coletados em 2020, o mercado de música independente conquistou uma fatia relevante dos consumidores. No streaming Spotify, por exemplo, 53% dos mais tocados no Spotify são indies – nomenclatura em inglês para “músicas independentes”.
Pode-se considerar que um dos fatores diretos responsáveis por esse cenário é o crescente acesso ao universo digital, que também abriu espaço para o despontar de novas carreiras, como o beatmaker ou o profissional responsável pela produção de batidas bases (beats) no Hip-hop, Trap e Funk.
Mas será que ficou realmente mais fácil difundir os beats nos dias de hoje? Ser beatmaker é uma carreira lucrativa? É essencial contar com esse profissional? O que é preciso para se tornar um produtor musical digital na periferia de qualquer cidade brasileira?
Respostas a perguntas como estas serão abordadas no dia 16 de agosto no “Beatmakers, os hits das ruas – como ir além das batidas e melodias”, o primeiro talk musical com abordagem sobre o setor musical independente e suas etapas desde a produção até a divulgação.
Parceria entre a Unibes Cultural e a B.Conexus, o encontro terá como convidados os beatmakers 808 Luke e DJ Nyack. O empresário Hebert Mota será o intermediador do bate-papo e conduzirá a troca de experiências dos artistas.
Um dos principais objetivos do bate-papo voltado ao público jovem é esclarecer dúvidas e ampliar o conhecimento de quem deseja seguir essa carreira, afinal, a figura do beatmaker é essencial para vencer o desafio e “ter atitude” na hora de fazer os beats chegarem às baladas.
Também é a oportunidade de despertar futuros talentos ainda adormecidos ou que não saibam “por onde começar”. E mais do que informar, ouvir e refletir a vivência dos lábios de quem já está na estrada pode fazer a diferença, como é o caso de 808 Luke que soma mais de 200 milhões de visualizações em suas produções.
“Beatmakers, os hits das ruas – como ir além das batidas e melodias” foi realizado pelo Proac 38 e será apresentado no Auditório Unibes Cultural das 19h30 às 21h de 16 de agosto (quarta-feira). As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas devem ser feitas através da internet: www.unibescultural.org.br .
808 Luke – De acordo com sua autodefinição, é amante da música desde que se entende por gente. A carreira profissional começou na adolescência. Desde 2014 é produtor, beatmaker e DJ. Sua assinatura já cruzou as fronteiras e está cravada em trabalhos como uma faixa póstuma do rapper Sabotage e a colaboração com o norte-americano The Game. A soma de suas produções ultrapassa a casa dos 200 milhões de visualizações.
DJ Nyack – Desde pequeno, o paulista teve contato com os LPs e, aos poucos, aquilo que era um item de curiosidade e interesse tornou-se uma missão em sua vida. Com uma carreira que teve início em 2003, Nyack dispensou atalhos e fórmulas preestabelecidas.
B.Conexus – Conexões estratégicas entre empresas, celebridades, ideias e tecnologia de maneira personalizada e fora da caixa. Tem como consultor Hebert Mota, que foi agente do lutador Anderson Silva entre 2009 a 2014 e traz, em seu portfólio, histórias especiais e inusitadas: já produziu com Kanye West, se reuniu com Jay-Z para tratar de negócios e foi convidado para a posse do ex-presidente norte-americano Barack Obama.
Sobre Unibes Cultural – Ao convergir, conectar e fomentar a cultura e diferentes conhecimentos, desde 2015 a Unibes Cultural atua como um hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais na cidade de São Paulo. Assim, a Instituição assume a vocação não só de formadora de público, mas também de agente transformador do cenário cultural. A estratégia não é criar uma nova agenda para São Paulo, mas potencializar o que já é feito por meio de eventos, encontros, debates e reflexões para todos que querem ajudar a preparar a cidade para o futuro.
Serviço:
Beatmakers, os hits das ruas
Inscrições gratuitas e limitadas: www.unibescultural.org.br
Dia: 16 de agosto de 2023 – quarta-feira
Local: Auditório da Unibes Cultural
Horário: 19h30 – 21h
Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 – ao lado do metrô Sumaré – linha 2 – verde