Em setembro a Amazônia será palco da Gamecon Talks, uma oportunidade para gerar novos negócios no mundo dos games

Em setembro a Amazônia será palco da Gamecon Talks, uma oportunidade para gerar novos negócios no mundo dos games

via TheoGames

O Acre recebe nos dias 20, 21 e 22 de setembro a Gamecon Talks. Trata-se de uma conferência que visa a troca de conhecimento para: jogar na transformação social, impactar positivamente por meio dos jogos e fortalecer a cadeia de valor dos games. Seu propósito é construir um futuro no qual todos os brasileiros possam colher os frutos do desenvolvimento, da igualdade e da criatividade.

A Gamecon Talks reunirá especialistas, estudantes, startups, gamers, gestores públicos, investidores, entusiastas, influenciadores, empreendedores do setor de games, famílias e representantes governamentais para um encontro com personalidades onde a tônica será: “Tão importante quanto jogar é falar sobre jogos!”.

O Instituto Sapien – Instituto de gestão, avaliação e pesquisa aplicada em ciência, tecnologia e inovação -, em colaboração com a Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia – SEICT – e o Governo do Estado Acre, são realizadores do evento, que levará ao Estado oportunidades que miram impulsionar o setor tanto na economia, como na educação. O evento une setores público e privado, estimulando parcerias e compartilhando informações para impulsionar o setor, gerar empregos e atrair investimentos.

A Gamecon Talks reunirá em três dias um elenco de experts e palestrantes para debater o universo de games no cenário nacional e no contexto mundial, destacando como esse setor está em ascensão na economia, mas também como parte do dia a dia da sociedade em todos os segmentos, afinal #todomundojoga.

A curadoria do projeto ficou a cargo de dois relevantes nomes do mercado de games e inovação: Théo Azevedo e Marcelo Minutti. Théo Azevedo é jornalista e referência na comunicação do setor de games. É CEO da Theogames, agência de comunicação com atuação no Brasil e na América Latina. Já Marcelo Minutti é professor e pesquisador em Inovação, Disrupção Tecnológica e Negócios Digitais.

Outro destaque do evento fica por conta do local da sua realização: o Acre situa-se em localização privilegiada, fazendo fronteira com Bolívia e Peru, interligado ao Pacífico por via terrestre, além de estar em plena Amazônia Ocidental. O Estado receberá uma solução para animação do ecossistema de inovação, games e economia criativa.

Segundo a STATISTA 2022, a indústria de jogos digitais ocupa, hoje, o 2º lugar entre os negócios de entretenimento no mundo, perdendo apenas para a TV e ultrapassando o cinema e o editorial, o que gerou uma receita global do setor em torno de R$ 196 bilhões, só no ano de 2022 (PwC 2023). No Brasil, o setor de games está em crescimento, atualmente, o país é o maior mercado de games da América Latina e o 13° no mundo.

Meet & Greet – O momento mais esperado! O público diante dos seus ídolos

Para movimentar o evento e atrair os entusiastas, a Gamecon Talks terá todos os dias influenciadores para Meet & Greet,o momento mais esperado para que os fãs conheçam e cumprimentem as estrelas do universo gamer. Além disso, estarão na programação concurso de cosplay e atividades relacionadas ao tema.

Apresentador e narrador de eSports “gORDOx” participa do Meet & Greet

Presente no cenário de games há mais de 10 anos, Willian “gORDOx” Lemos, estará presente no Meet & Greet da Gamecon Talks, no dia 20 de setembro. Willian “gORDOx” é apresentador, streamer e narrador de eSports. Mais recentemente, tornou-se também host do podcast Groselha Talk, ao lado de Muca Muriçoca.

No eSports, gORDOx se destaca pela capacidade de narração de diferentes jogos e gêneros, desde Counter-Strike a League of Legends e Formula 1. Nas redes sociais, gORDOx faz sucesso interagindo de maneira divertida com os fãs, com público que ultrapassa 2 milhões de seguidores no Facebook, 750 mil no Instagram e quase 1 milhão de inscritos no seu canal principal do YouTube.

Em 2017, gORDOx venceu o Prêmio Influenciadores Digitais, além de participar de ‘Internet: O Filme’ no papel do personagem Astigmatismo. De lá para cá, Willian narrou e apresentou diversos eventos, como o retorno da lendária tag brasileira MiBR, de Counter-Strike, o Prêmio eSports Brasil e a primeira participação da Heineken no mundo dos games, no Torneio Player 0.0 de Formula 1.

Influenciadora Camilota XP confirma presença no Meet & Greet

Com seu carisma e seu jeito irreverente, ainfluenciadora digital, streamer e apresentadora de eSports, Camila Silveira, mais conhecida como CamilotaXP, estará presente no Meet & Greet do dia 22 de setembro. Uma ótima notícia para os fãs da influenciadora que iniciou sua carreira em 2017 e já em 2019 migrou para a Liga Brasileira de Free Fire, onde se tornou um dos maiores ícones do game no Brasil. Camilota XP tem 1 milhão de seguidores no Instagram (@camilotaxp) e quase 2 milhões no Tiktok, onde ela compartilha momentos divertidos do seu dia a dia.

Eixos temáticos

Com o propósito de fomentar o segmento de games na economia da indústria criativa, a curadoria se inspirou nos seguintes eixos temáticos para as palestras:

FUTURO DOS GAMES
Automação civil / residencial, Cripto / NFTs, Web 3 (block chain, NFT), Metaverso

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
O mercado de jogos eletrônicos, considerando: potencial econômico, políticas públicas e legislação, P&D (pesquisa & desenvolvimento)

SOCIEDADE: INCLUSÃO E DIVERSIDADE
Inclusão digital; Acessibilidade, Diversidade, (afrogames, pinkgames, ablegamers, etc)

NEGÓCIOS DE GAMES
Desenvolvimento e monetização; cultura e tecnologia; inovação e criatividade; competições e geração de oportunidades; potencial de participação de empresas privadas.

REGIONALIZAÇÃO
Qualquer eixo temático, tendo como foco e/ou recorte a região Norte e o estado do Acre

PROFISSÕES E FORMAÇÃO: VIVER DE GAMES
A qualificação profissional e o empreendedorismo na área de games

GOVTECH
Inovação aberta aplicada a jogos para os desafios da administração pública.

Esquenta

Para aquecer o evento e mapear a cadeia produtiva do Acre, a Gamecon Talks oferecerá no dia 12/09 a palestra online e gratuita “ Videogames e conteúdo: como cobrir e comunicar o universo dos games”.

O jornalista Théo Azevedo, a partir da sua experiência com comunicação e assessoria de imprensa nos jogos eletrônicos, ensinará a criar conteúdos relevantes na produção de um texto criativo.

E, no dia 18 de setembro, o projeto será lançado, durante uma coletiva de imprensa, para os profissionais de comunicação.

A coletiva de imprensa contará com os organizadores e realizadores da Gamecon Talks, que estarão presentes para detalhar aos jornalistas e comunicadores sobre o conteúdo e a cobertura do evento.

Lançamento do Projeto Gamecon Govtech

O público presente conhecerá o projeto Gamecon Govtech, que tem como finalidade a inovação em games para governos e o impulsionamento de empresas emergentes da Amazônia Ocidental. Combina atividades de inovação aberta e qualificação profissional, realizadas em parceria entre os setores públicos e privados, em prol da melhoria dos serviços públicos prestados à população acreana.

O projeto tem como objetivo demostrar a viabilidade de uso da inovação aberta aplicada a jogos para solução de desafios da administração pública, visando aprimorar os serviços oferecidos à sociedade.

Irá, inicialmente, mapear demandas de órgãos públicos e prefeituras de municípios do Estado do Acre para, em sua segunda fase, convidar empresas tecnológicas da Amazônia Ocidental para proporem soluções por meio de jogos para esses desafios. Tudo de forma colaborativa, envolvendo tanto as empresas quanto os órgãos públicos, e as soluções serão testadas junto aos cidadãos do Acre.

A Gamecon Govtech é uma das soluções que integram a Plataforma Gamecon, um programa de vanguarda no desenvolvimento socioeconômico, direcionando seus esforços para impulsionar o setor de games e suas tecnologias no Brasil.

Um dos principais fundamentos da plataforma é fomentar o diálogo entre o setor público e privado, enquanto promove a qualificação profissional dos brasileiros no mercado de games.

SERVIÇOS:

AQUECIMENTO – DIA: 12/09

PALESTRA ONLINE: VÍDEO GAMES E CONTEÚDO: COMO COBRIR E COMUNICAR O UNIVERSO DOS GAMES.”
DIA: 12/09
HORÁRIO: 10H
PÚBLICO: Público: Imprensa local, Mestres e docentes de comunicação das universidades, ASCOM de todas as secretarias de estado e da casa civil.
INSCRIÇÕES: SYMPLA

COLETIVA DE IMPRENSA – 18/09 MANHÃ

EVENTO: Coletiva de imprensa, abertura com coffee break
HORÁRIO: 10H
LOCAL: BIBLIOTECA PÚBLICA DO ACRE

MAPEAMENTO DAS CADEIAS PRODUTIVAS – 18/09 – TARDE

EVENTO: Oficina exploratória – Mapeamento das cadeias produtivas
HORÁRIO: 15H
LOCAL: BIBLIOTECA PÚBLICA DO ACRE
PÚBLICO: Startups, games, investidores, entusiastas, influenciadores, empreendedores do setor de games

EVENTO PRINCIPAL – DIAS: 20,21 E 22 DE SETEMBRO

GAMECON TALKS ACRE
DIAS: 20,21 E 22 DE SETEMBRO
HORÁRIO: MANHÃ 9H às 12h | TARDE 15 às 18h
LOCAL: SEBRAE-LAB – Rio Branco – localizado na UFAC – Universidade Federal do Acre
INSCRIÇÕES: SYMPLA

Informações adicionais
SITE: www.gamecontalks.com.br
INSTAGRAM: @gamecontalksac

Curadores
Théo Azevedo – https://www.theogames.biz/en/
Marcelo Minutti – http://www.marcelominutti.com.br/

Realizadores:
Instituto Sapien – Instituto de gestão, avaliação e pesquisa aplicada em ciência, tecnologia e inovação;
Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia – SEICT;
Governo do Estado do Acre e Ministério da Cultura – Governo Federal