Tendência por ambientes inteligentes cresce na educação unindo metodologias tradicionais aos avanços tecnológicos

Tendência por ambientes inteligentes cresce na educação unindo metodologias tradicionais aos avanços tecnológicos

via Drone Comunicação

As formas de ensinar e aprender se modernizam constantemente e fazem do uso de novas metodologias educacionais uma prática primordial para que as instituições do setor se conectem com professores e estudantes. Uma tendência que vem ganhando espaço nesse processo é a construção de ambientes inteligentes, que promovem a educação completa integrando metodologias e abordagens de conceitos dos mundos real e virtual. Para Martin Oyanguren, CEO do Educacional, área de negócios da Positivo Tecnologia voltada para o setor ensino, “essa fusão cria o diálogo entre a tradição e a tecnologia em que nenhuma dessas áreas se opõe à outra. Pelo contrário, elas se complementam”.

Imagem: Divulgação / Educacional

Mais do que um espaço tecnológico, os ambientes inteligentes são parte de uma estratégia que busca a promoção de uma educação inovadora. Para se construir esse espaço, um dos primeiros passos é integrar a grade curricular da instituição de ensino à tecnologia com a qual ela está equipada. “Aplicar metodologias que favoreçam a dinâmica das escolas é tão importante quanto os investimentos em transformação digital”, aponta Oyanguren. 

Outro diferencial é estar alinhado à ‘linguagem’ do aluno, oferecendo a ele uma abordagem que gere interesse e curiosidade e o torne protagonista do seu processo de conhecimento – independente da disciplina estudada.

Neste contexto, a metodologia STEAM [sigla que significa Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática em inglês] é um exemplo de uma prática simples que pode trazer ótimos resultados e tem aplicação fácil. Além dela, a gamificação do ensino e da aprendizagem é uma maneira de gerar estímulo e mesclar os mundos digital e analógico com a proposta lúdica de desafiar o estudante a avançar em seu progresso e recompensá-lo como em um jogo de videogame. “Esse método consegue gerar maior engajamento dos alunos no aprendizado em geral, pois enquanto se divertem eles aprendem novos conceitos e desenvolvem maior afinidade com a tecnologia”, aponta o CEO do Educacional.

O executivo lembra, porém, que a instituição de ensino deve levar em conta o seu contexto geral para personalizar a educação de acordo com as demandas e com as limitações do local. É preciso também testar a aceitação dos alunos, dos responsáveis e em relação aos recursos aplicados e à transformação que está sendo realizada. “Toda mudança precisa do costume de seus envolvidos. É fundamental sempre considerar a opinião dos principais interessados em todo esse processo, para que se sintam parte da tomada de decisões”, diz ele.

Nessa trajetória de transformação dos ambientes é importante também que a transição para o uso de novas práticas, ferramentas e metodologias seja realizada de maneira progressiva e que estimule a integração. “Os ambientes inteligentes não são apenas espaços exclusivamente tecnológicos. É importante oferecer meios para que a interação aconteça entre os estudantes e os docentes envolvidos” reforça Martin Oyanguren. Com isso, ambientes confortáveis, que favoreçam a criação e a criatividade, devem ser parte das estratégias educacionais.

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Sobre o Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação 

Reúne soluções de apoio à aprendizagem, com soluções como suítes pedagógicas e de hardware voltadas para a aprendizagem de língua portuguesa, matemática e STEAM (acrônimo em inglês para Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Trata-se de uma área de negócios da Positivo Tecnologia S.A. dedicada à educação com o intuito de conectar pais, alunos, escolas, edtechs, editoras, empresas nacionais e internacionais em um ecossistema único. Veja mais informações no site do Educacional.