via Perfexx
The Orb e David Gilmour, a guitarra e a voz do Pink Floyd, lançaram recentemente ‘Metallic Spheres In Colour’, uma reinterpretação visionária de seu clássico ambiental de 2010, ‘Metallic Spheres’. Agora, em uma nova aplicação de inteligência artificial liderada por grandes artistas, eles estão estendendo ainda mais as possibilidades criativas do projeto de remix, convidando fãs ao redor do mundo a reimaginar a música do novo álbum, assim como sua arte de capa, com ferramentas alimentadas por IA.
A partir de hoje, os fãs podem visitar metallicspheres.io para criar sua própria faixa personalizada de IA e arte a partir de trechos de ‘Metallic Spheres In Colour’. Os visitantes do site seguirão uma série de instruções indicando a emoção que desejam transmitir na arte do álbum, além das preferências de humor e tempo para o áudio disponível. O site, usando capacidades de inteligência artificial, gera então uma nova versão para reprodução. Os fãs podem compartilhar links de suas criações via redes sociais junto com suas capas de álbuns reimaginadas, e haverá a oportunidade de adquirir remixes completos para download nas próximas semanas.
Além disso, novas versões de fãs da capa do álbum ‘Metallic Spheres In Colour’, baseados na imagem original do artista Simon Ghahary, podem ser incluídas em um próximo videoclipe que apoiará o álbum.
A Sony Music Entertainment e a Legacy Recordings estão colaborando com The Orb e David Gilmour para desenvolver o projeto de IA ‘Metallic Spheres In Colour’ em parceria com a Vermillio, a primeira plataforma generativa de IA que capacita criadores e protege seu trabalho usando IA autenticada. Com a plataforma generativa de IA da Vermillio, os criadores podem estilizar, possuir e rastrear criações digitais alimentadas por IA usando ferramentas de estilização de texto para imagem e de imagem para imagem, ao mesmo tempo que criam remixes e variações de áudio em benefício dos artistas.
Uma aplicação única de IA liderada por artistas
Uma utilização totalmente nova da tecnologia de inteligência artificial por artistas de renome global, o Remix de IA ‘Metallic Spheres In Colour’ é alimentado por aprendizado de máquina e um modelo de IA generativa personalizado desenvolvido para o projeto.
Os remixes da arte do álbum são gerados a partir dos usuários ouvindo seleções dos movimentos musicais de ‘Metallic Spheres In Colour’ em um ambiente de grupo ao vivo e digitando texto que descreve como o áudio que estão ouvindo os faz sentir. O modelo de IA então cria novas imagens no estilo do original de Ghahary com base nas emoções que detecta nas entradas de linguagem.
Em seguida, os fãs podem reimaginar o áudio usando controles deslizantes para indicar o humor desejado (calmo -> alta energia) e o tempo (mais lento -> mais rápido) que desejam que a música transmita. As escolhas do usuário são então combinadas com a entrada emocional da arte do álbum que personalizaram para criar um novo remix da seleção de movimento.
Sobre ‘Metallic Spheres’ / ‘Metallic Spheres In Colour’
Na primavera de 2009, os pioneiros do ambient, The Orb e o produtor Youth, foram convidados a remixar uma versão de “Chicago/Change The World” de Crosby, Stills, Nash & Young, gravada por David Gilmour em apoio ao hacker britânico Gary McKinnon, que enfrentava extradição para os EUA. David Gilmour contribuiu com partes adicionais de guitarra para a versão, e Youth e o líder da Orb, Alex Paterson, transformaram essa sessão em duas suítes ambientais: a de 28 minutos ‘Metallic’ e a de 20 minutos ‘Spheres’, lançadas sob o nome ‘Metallic Spheres’, inicialmente em 2010.
‘Metallic Spheres In Colour’ é a nova remixagem/reinterpretação de 2023 do álbum original ‘Metallic Spheres’. Esta nova versão foi idealizada por Alex Paterson, fundador da The Orb, em colaboração com o parceiro de escrita e membro atual da The Orb, Michael Rendall, e o produtor Youth. Esta nova versão do álbum também apresenta uma obra de arte totalmente nova criada por Simon Ghahary em http://www.ghahary.com.