via Daisy Gouveia e Materia Primma
No próximo domingo, comemoramos mais um dia das mães. É claro que você pretende presenteá-la e quer algo que ela goste, que desfrute por mais tempo, que fique na sua memória e que sempre lembre de você.
Um livro é sempre um presente que não se esgota, não envelhece e não é esquecido.
A cada capítulo lido ela vai lembrar de você, quando finalizar a história, que estará sempre ligada com você na lembrança. Porém sabemos que todo presente deve ser pensado na pessoa: que assunto vai interessá-la? Qual o gênero vai trazer mais prazer?
Aí você pode me dizer: ‘Minha mãe é uma grande leitora, não tem livro que ela já não tenha lido, e eu vou responder que sempre tem, por mais tempo que vivemos, não há possibilidade de lermos tudo que queremos.’
Você pode me dizer também: ‘Minha mãe não lê, talvez até quisesse, mas não tem o hábito”. E eu te afirmo que sempre há alguma leitura breve para quem quer adquirir o hábito, portanto aqui seguem algumas indicações com temas sobre maternidade, relações familiares e mãe e filho.
Pequena coreografia do adeus – Aline Bei – Uma mulher que cresce numa família desunida, no casamento dos seus pais fracassado, desenhando seu presente e futuro, numa coreografia de desespero e esperança. Livro finalista do prêmio Jabuti 2022.
A amiga genial – Elena Ferrante -Nápoles, pós guerra, duas amigas que crescem em famílias extremamente castradoras, que seguem caminhos diferentes, mas tem seus caminhos sempre cruzados.
A outra filha – Annie Ernaux – A autora descreve o sentimento de crescer à sombra de um segredo, uma irmã mais velha que não conheceu.
*Annie Ernaux ganhou prêmio Nobel pelo conjunto da obra em 2022. Uma autora que precisa ser conhecida e lida.
Caderno proibido -Alba de céspedes– Roma 1950, valeria, uma dona de casa subestimada pelo marido e filhos como uma fazedora de coisas na casa, através de um caderno, reescreve sua história.
Dentro do nosso silêncio -Karine Asth -Sobre a o fracasso de um casamento diante da árdua trajetória pela fertilidade, quando a gravidez não acontece. Inúmeros procedimentos médicos sem sucesso na esperança mensal do resultado positivo.
Suíte Tókio – Giovana Madalosso – Sobre maternidade e o delegar os cuidados de um filho, para um terceiro.
A pediatra – Andrea Del Fuego – A história de Cecília, uma pediatra inusitada, que não gosta de crianças e nem dos pais de seus pacientes. É sobre maternidade, mais uma vez o tema recorrente dessas obras.
Aproveito para desejar um dia maravilhoso para todas as mães e lembrar que não somos perfeitas, fazemos nosso melhor esperando que seja o suficiente.
Feliz dia 12 de maio e boa leitura!
SOBRE DAISY GOUVEIA
Daisy Gouveia é apresentadora, escritora, influenciadora digital, host do Podcast ‘Leiture-se’ e criadora do Clube de Leitura da Daisy. Com 66 anos, usa as redes sociais para incentivar as pessoas, principalmente as mulheres, a adotarem o hábito da leitura.
Com 35 anos de experiência na área da moda, escreveu o livro ‘Costurando Minha História’ onde conta sua trajetória e fala sobre sua reinvenção profissional, estimulando as pessoas que também querem mudar.
Instagram: @daisygouveiaoficial
Youtube: @daisygouveia
Blog: historiaselorotas.com.br