via TheoGames
GameMaker, a principal engine de desenvolvimento de jogos 2D, lançou seu vídeo anual com atualizações, mostrando as ferramentas e recursos mais requisitados que chegarão à plataforma em 2024.
Como sempre, criadores e desenvolvedores podem esperar uma série de atualizações empolgantes e melhorias de UI/UX. As novas ferramentas e recursos presentes na atualização do GameMaker 2024 incluem:
Novo Runtime (GMRT)
O tempo de execução é um componente fundamental por gerenciar a execução do código do jogo durante a gameplay e, em breve, os usuários do GameMaker poderão ter em mãos um novo e poderoso ambiente de tempo de execução (GMRT), que vem sendo mencionado desde o ano passado. O novo tempo de execução dinâmico permitirá que os desenvolvedores criem jogos onde o código seja executado mais rapidamente, proporcionando aos jogadores uma experiência de jogo mais fluida e reativa.
Após um beta fechado que gerou um extenso feedback da comunidade, os usuários podem esperar um Runtime mais forte e eficaz quando entrar em beta aberto. A implementação começará com Windows e se estenderá para plataformas web, mobile e console.
Escrever jogos em JavaScript
O GameMaker está prestes a introduzir um suporte premium para linguagem JavaScript, permitindo que os desenvolvedores escrevam códigos em Java pela primeira vez, além do GameMaker Language (GML). Essa mudança ajudará a expandir o número de desenvolvedores do GameMaker, permitindo que aprendam mais linguagens e contratem um suporte de desenvolvimento de programadores que já são experientes em JavaScript e outras linguagens. O GameMaker também está estudando um suporte semelhante para outras linguagens como C#.
Editor de Código 2
Uma das primeiras novas adições ao GameMaker é o Editor de Código redesenhado, apresentando uma UI completamente renovada, que já está em beta. Os desenvolvedores não só poderão escrever e gerenciar o código de seus jogos com mais facilidade, mas novos recursos como a visualização de código em todo o objeto, minimapa, auto documentação e melhorias de qualidade de vida levarão essa experiência para o próximo nível.
Prefabs
Prefabs é uma excelente nova ferramenta que permite aos desenvolvedores criar assets em um projeto e reutilizá-los perfeitamente em vários projetos. Ao vincular esses assets ao seu projeto de origem, quaisquer modificações feitas no projeto original atualizarão automaticamente os assets, onde quer que sejam utilizados. Mude uma vez e mudará em todos os projetos.
“Nossa comunidade sempre nos diz exatamente quais recursos eles querem ver em sua engine de jogo favorita, então sabemos que nossa atualização de 2024 será bem recebida tanto por nossos usuários estabelecidos quanto por novos criadores,” disse Russell Kay, Chefe do GameMaker. “Grandes projetos como o novo Runtime e o Editor de Código vão oferecer enormes melhorias não só em como os usuários fazem jogos, mas também em como os jogadores os apreciam.”
Estas são apenas algumas das novas melhorias que chegarão ao GameMaker este ano. Você pode assistir à apresentação completa da atualização do GameMaker aqui, ou ler sobre todas as novas ferramentas e recursos no roadmap aqui.